quinta-feira, 25 de março de 2010

Peso livre queima mais calorias e exige preparo avançado

Eles permitem que você continue treinando nas férias e, ainda por cima, queimam mais calorias do que os aparelhos de musculação. Os pesos livres são uma alternativa que muita gente olha com descaso na academia (preconceito que pode retardar os resultados do treino, inclusive).

"As máquinas, geralmente, pré-definem a trajetória do movimento. Já os pesos livres exigem a utilização de musculaturas estabilizadoras, aumentando assim o gasto energético e dificuldade do exercício", afirma a personal trainer Mariana Dib.

Enquanto os aparelhos limitam os movimentos que você realiza, os pesos livres permitem que você trabalhe a amplitude. Por isso, também é importante contar com a ajuda de um instrutor: é ele quem vai indicar o seu limite, sem prejuízo da postura.

"Um professor também diminui os riscos de lesões, que geralmente é maior por causa da instabilidade que os pesos livres oferecem", diz Mariana. Há alunos que ainda não têm a força e a coordenação adequadas para este tipo de exercício, daí a importância da orientação profissional.

Os halteres e as caneleiras são indicados tanto para o trabalho de força quanto para o de repetição, o foco vai depender do seu objetivo. "Só vale lembrar que o risco de lesões, realmente, é maior. Por isso, é melhor pedir ajuda antes de experimentar usar os pesinhos", diz a personal trainer.

Quem treina em casa com peso livre, segundo ela, pode ter um resultado satisfatório e semelhante ao da academia. "Isso, claro, desde que o aluno treine corretamente, com o devido descanso, e faça uma série apropriada para o objetivo dele", diz Mariana.

Esses cuidados são fundamentais para obter resultados. Muita gente tem preconceito, achando que eles não são tão eficazes quanto os aparelhos, mas não é bem assim. Como o treino exige mais disposição e um trabalho muscular mais intenso, alguns alunos acabam abrindo mão do esforço necessário, o que atrasa a atrofia e a definição dos músculos. "O treino livre exige mais força", diz Mariana Dib.

Aposte nos pesos livres...

1. Para trabalhar a sua coordenação motora. Os limites dos movimento são definidos por você, por isso atenção com a postura enquanto treina;

2. Para definir vários músculos ao mesmo tempo. Os pesos livres mobilizam mais grupos do que as máquinas, que conseguem isolar uma região com mais facilidade;

3. Queimar mais calorias. Como mobilizam mais músculos, o gasto energético é maior do que nas máquinas.

E tome cuidado com...

1. O risco de lesões: ele é maior porque não há limitações para a sua amplitude além daquela que você e seu corpo estabelecem;

2. Desvios de postura: eles acontecem quando você resolve pegar mais carga do que agüenta ou faz exercícios que não condizem ao seu nível de preparo físico;

3. Os exageros no início: exercícios com peso livre não são indicados para alunos sedentários ou iniciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário